quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ER9X - Substituição do firmware do Turnigy 9X



Ando estudando a substituição do firmware do Turnigy 9X por um outro Open Source (código aberto), de nome ER9X.

Atenção: Qualquer modificação será feita por sua livre escolha e risco seu. 
Atenção: Imperícia em solda pode provocar a queima do chip.
Atenção: Há relatos de problemas com chip de final A. 
               Não execute estas operações em chips com final A.

Atenção: não execute nenhuma operação descrita aqui se não tiver experiência com eletrônica, soldas e analise básica de funcionamento de circuitos. Não sou autor destas modificações, nem endosso nenhuma modificação, apenas junto e listo as modificações que eu segui. Todas as operações aqui descritas foram testadas por mim na época da modificação do meu rádio, e o chip do meu rádio não tem final A.

Página principal do ER9X:
http://code.google.com/p/er9x/


Editor de configuração de modelos e simulator - eePe
Página principal do eePehttp://code.google.com/p/eepe/
Windows installerhttp://eepe.googlecode.com/svn/trunk/eePeInstall.exe
(tem também para o Mac e Linux)
Vídeo de introdução rápida ao eePehttp://www.youtube.com/watch?v=ZNzRAPGo8uY


ER9x Manual - Português (by Alexandre Magalhaes)
http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/doc/ER9x%20Users%20Manual_ptbr.pdf


Tutoriais em video  por richardmrazek (http://www.ok-rimr.com/):
(na página principal do ER9X, o link da parte 4 não está correto, o certo é que está abaixo)

1- Como soldar os fios do conector para o gravador AVR possibilitando
a gravação de um novo firmware
 (How to wire radio for flashing)     http://www.youtube.com/watch?v=2Yv2rCxfjSk

2- Como instalar o backlight (iluminação do visor)
 (How to install a backlight)
http://www.youtube.com/watch?v=VVvOLneNinQ

Veja nos itens abaixo (itens 3 a 6) como usar o rádio com esta versão
nova de firmware:
3- Part 1 - configurando uma aeroplano básico 4 canais
http://www.youtube.com/watch?v=q2UT1pFcYhM

4- Part 2 - acrescentando Aileron Diferencial à configuração básica 4 canais
http://www.youtube.com/watch?v=vpgGnb1ROP8

5- Part 3 - acrescentando função de freio aos Ailerons, curva de
reposta customizada, uso de chaves no mix
 Ailerons with brake function, custom curve, master switch.
http://www.youtube.com/watch?v=EjJMgR41GKc

6- Part 4 - Configurando flaps, modos de voo
 (normal/termal/velocidade), chaves virtuais.
Flaps, Flight modes, next-level software switches.
http://www.youtube.com/watch?v=_vwQOaYqvSo

14 comentários:

Unknown disse...

caro colega, acredito estar perto de conseguir minha atualização p er9x. Soldas feitas e refeitas e conferidas, mas quando conectado ao pc com o eepe acontece o seguinte e nao sei mais o que fazer
"AVRDUDE iniciado\n"
"C:/eepe.exe/eepe.exe -c usbasp -p m64 -U flash:w:C:\eepe.exe\er9x.hex:i"
================================================
e nada mais acontece, horas e horas e nada.

migTrib disse...

Existe um problema na atualização do firmware da nova versão do chip no rádio Turnigy 9X. Estou com o mesmo problema em um no rádio que pedi. Isto só ocorre no chip que tem o final 'A'.
Se for o mesmo caso seu, ainda não tenho uma solução não.

Unknown disse...

e amigo ja tem solução tentei fazer no meu e meu radio ficou todo branco não faz mais nada

migTrib disse...

Seu houve mudança no seu radio, o chip responde a programação.
Confira o programa e baixe de novo os drivers. Antes de programar, leia do radio a memória atual. Assim se a parte do programa terminar ok vc saberá que a parte de hardware deve estar boa. Se não terminar confira os drivers USBASP e o eepe.exe. O programa roda direito, pelo menos rodou bem no meu e nos outros que fiz a alteração. E não demora demais não.

Unknown disse...

pocha amigo o meu e final A com um programador que comprei apagou meu radio e agora

migTrib disse...

Me envie uma msg que vou tentar lhe ajudar. Ainda não tive aqui nenhum relato semelhante. Uma solda mal feita pode levar o seu rádio a queimar. Modificações no hardware não devem ser feitas por pessoas sem experiência. Basta "Adicionar comentário" com as palavras "mensagem privativa" na frente *com o email* para resposta. Os comentários são moderados.

needx disse...

quem estiver com problemas do tipo assinatura invalida e so colocar -B8 na linha de comando do avrdude

Unknown disse...

Ola meu caro. Gostaria de fazer um comentário sobre a atualização do atmega64a. Dia 13/02/14, Fiquei meio encucado após analisar e comparar o datasheet do atmega64 com o atmega64a. Teimoso,45624 meti as caras comprei o gravador avg e baixei tudo que precisava inclusive a versão mais recente do er9x, que e a r-809, então fiz a atualização e ok tudo como esperado nenhum problema ok. Qualquer coisa pode me perguntar que eu respondo tudo bem.....fiz este comentário para que agente tirasse uma conclusão correta sobre o assunto, devido eu quase não fazer a mudança devido seu comentário ok. Espero ter ajudado a todos abraços......

Unknown disse...

Ola meu caro. Gostaria de fazer um comentário sobre a atualização do atmega64a. Dia 13/02/14, Fiquei meio encucado após analisar e comparar o datasheet do atmega64 com o atmega64a. Teimoso,45624 meti as caras comprei o gravador avg e baixei tudo que precisava inclusive a versão mais recente do er9x, que e a r-809, então fiz a atualização e ok tudo como esperado nenhum problema ok. Qualquer coisa pode me perguntar que eu respondo tudo bem.....fiz este comentário para que agente tirasse uma conclusão correta sobre o assunto, devido eu quase não fazer a mudança devido seu comentário ok. Espero ter ajudado a todos abraços......

FCDAO disse...

OLA, FIZ O PROCEDIMENTO SEGUINDO VARIOS VIDEOS E MEU RADIO TEM O CHIP COM FINAL (A) E LOGO NA PROMEIRA TENTATIVA OBTIVE SUCESSO. OBRIGADO PELAS DICAS

Unknown disse...

olá, estou com o mesmo problema do colega, fiz as soldas e tentei a atualização mas meu radio apagou você acha que tem volta ou somente sucata.

Unknown disse...

Usei o extremeelectronics.co.in/software/extreme-burner-avr-1-3-beta-test/

E funcionou para o ATMEGA64A

migTrib disse...

Éverton Fagundes - amigo, lamento seu problema. Se quizer, envie um comentário a ser filtrado, com email de contato para que possa tentar lhe ajudar.

migTrib disse...

Diamantes de Cristo - amigo, lamento seu problema. Se quizer, envie um comentário a ser filtrado, com email de contato para que possa tentar lhe ajudar.